Destinos com tendências em 2023: turismo ativo, natureza e bem estar

Aqui falaremos sobre as tendências para o próximo ano. Vamos debater sobre!
admin
Site Admin
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Nov 2022, 18:42

Estamos abertos a debates sobre o assunto, para quem quiser.

Destinos com tendências em 2023: turismo ativo, natureza e bem estar

Para iniciar o ano, realizamos um estudo que revela os 10 principais destinos que se destacarão em 2023 por seu posicionamento em termos de oferta turística, conectividade e acomodação.

O ano 2022 será lembrado como o ano da recuperação do turismo para muitos dos destinos mais tradicionais da Europa, do Caribe e do Oriente Médio. Soubemos que a demanda de viagens subjacente permaneceu intacta uma vez que houve uma remoção das restrições de mobilidade.
Entretanto, as motivações e interesses demonstrados pelos viajantes neste renascimento do turismo sofreram mudanças estruturais que afetaram as tendências e são passíveis de continuar no futuro.

Para verificar isso, analisamos a evolução global dos interesses turísticos com base nos milhões de interações espontâneas dos viajantes registrados no TripAdvisor, o maior portal de viagens e atividades do mundo. Esta análise nos mostra como o interesse em atividades turísticas relacionadas ao turismo natural, ativo e de bem-estar aumentou claramente em importância desde 2019, em uma tendência que parece continuar a crescer.
Como tais, produtos turísticos como sol e praia ou viagens culturais, apesar de serem de longe a maior motivação para viajar, estão lentamente dando lugar a estas novas atividades.

Tendo corroborado esta tendência global, foi descoberto quais destinos no mundo estão melhor posicionados para estar na moda em 2023 graças a seu mix de produtos turísticos, conectividade aérea e oferta de hospedagem em hotéis.

Para isso, analisamos mais de 700 destinos ao redor do mundo, identificando os 10 destinos que oferecem o melhor equilíbrio entre vários fatores: a importância de seu turismo ativo, a oferta de produtos de natureza e bem-estar, o crescimento de novas rotas aéreas e assentos para o próximo ano, e o preço médio das acomodações hoteleiras para os próximos meses.

No topo da lista está Bali, Indonésia. Esta ilha paradisíaca se destaca por oferecer uma ampla gama de atividades relacionadas ao turismo ativo, natural e de bem-estar, bem como uma excelente evolução de sua conectividade aérea para 2023: 45% a mais de novas rotas e um aumento de 115% nos assentos recebidos. Além disso, Bali oferece um preço médio muito competitivo de hospedagem hoteleira para os próximos meses.

Em segundo lugar está Creta, que é a maior ilha da Grécia. A Grécia é um país que bateu recordes turísticos durante 2022, apesar da ausência de turistas russos, que anteriormente era um de seus principais mercados. Apesar de ser um destino principalmente de verão com uma grande quantidade de sol e praia, Creta vê que 57% dos comentários dos turistas são sobre atividades turísticas ativas, naturais ou de bem-estar. Além disso, o destino mostra um aumento de 17% na capacidade em comparação com o ano passado, tanto para rotas domésticas como internacionais. Quanto à sua oferta de hospedagem, é o destino com o segundo preço médio de hotel mais competitivo para os próximos meses.

O pódio é fechado pelo Algarve, localizado no sul de Portugal, com uma mistura interessante de produtos turísticos, preços de hospedagem muito competitivos e um aumento significativo na conectividade aérea.

O destino de Antalya, no sul da Turquia, também é notável por ser o destino com os preços de hospedagem mais baixos de todos os selecionados, além de mostrar um aumento de mais de 20% na conectividade aérea para 2023, em comparação com o ano anterior.
Também é notável que tanto a França quanto a Itália conseguem colocar dois destinos entre os 10 primeiros que se destacarão em 2023, enquanto a Espanha não tem nenhum destino entre os dez primeiros. Isto se deve ao fato de que o destaque dos produtos turísticos

ativos, naturais e de bem-estar na Espanha está em torno de 30% em geral, abaixo da participação destes produtos em outros países concorrentes.
Este tipo de análise é fundamental para que os destinos detectem novas tendências globais de viajantes de forma ágil, enquanto trabalham para oferecer um produto turístico tão diversificado quanto possível e em linha com as novas tendências. A alta dependência de produtos turísticos específicos causa ineficiências relacionadas à alta dependência de certos mercados de origem e altos padrões de sazonalidade.
Estes fatores são de grande importância quando se trata de promover a sustentabilidade de um destino. É por isso que a Mabrian ajuda destinos ao redor do mundo a medir e monitorar esses indicadores, bem como muitas outras métricas relacionadas à sustentabilidade do turismo, através de nossos serviços de Inteligência Turística.



Fonte: Mabrian Travel Intelligence vía TripAdvisor, Metodologia tradução de matéria feita pela Mabrian
Responder