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Geral

Enviado: 12 Dez 2022, 10:06
por admin
Essa aqui já está rolando:

Para a geração Z, o TikTok é o novo mecanismo de pesquisa
Precisa encontrar um restaurante ou descobrir como fazer algo?
Os jovens estão recorrendo ao TikTok para procurar respostas.
O Google percebeu.

Quando Ja’Kobi Moore decidiu se inscrever este ano em uma escola particular de ensino
médio em sua cidade natal, Nova Orleans, ela descobriu que precisava de pelo menos uma
carta de recomendação de um professor. Ela nunca pediu um, então ela procurou ajuda.

“Carta de recomendação do professor”, ela digitou na barra de pesquisa do TikTok.

Moore, 15 anos, vasculhou o aplicativo do TikTok até encontrar dois vídeos: um explicando
como pedir uma carta de recomendação aos professores e o outro mostrando um modelo
para uma. Ambos foram feitos por professores e eram mais fáceis de entender do que um
resultado de pesquisa do Google ou um vídeo do YouTube, disse Moore, que planeja
conversar com seus professores este mês.
O TikTok é conhecido por seus vídeos virais de dança e música pop. Mas para a Geração Z,
o aplicativo de vídeo também é cada vez mais um mecanismo de busca.

Mais e mais jovens estão usando o poderoso algoritmo do TikTok – que personaliza os
vídeos mostrados para eles com base em suas interações com o conteúdo – para encontrar
informações surpreendentemente adaptadas aos seus gostos.
Essa adaptação é combinada com a sensação de que pessoas reais no aplicativo estão
sintetizando e fornecendo informações, em vez de sites sem pessoas falando.

No TikTok, “você vê como a pessoa realmente se sentiu sobre onde comeu”, disse Nailah
Roberts, 25 anos, que usa o aplicativo para procurar restaurantes em Los Angeles, onde
mora. Uma longa resenha escrita de um restaurante não pode capturar o sentimento de seu
ambiente, comida e bebidas como um vídeo do Tik Tok pode, disse ela.

A ascensão do TikTok como ferramenta de descoberta faz parte de uma transformação mais
ampla na pesquisa digital. Embora o Google continue sendo o mecanismo de pesquisa
dominante no mundo, as pessoas estão recorrendo à Amazon para pesquisar produtos, ao
Instagram para se manter atualizado sobre as tendências e aos Snap Maps do Snapchat
para encontrar empresas locais. À medida que o mundo digital continua crescendo, o
universo de maneiras de encontrar informações nele está se expandindo.

O Google notou o TikTok entrando em seu domínio. Enquanto a empresa do Vale do Silício
contestou que os jovens estivessem usando o TikTok como substituto de seu mecanismo de
pesquisa, pelo menos um executivo do Google comentou publicamente sobre os recursos
de pesquisa do aplicativo de vídeo rival.

“Em nossos estudos, algo como quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para
almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa. Eles vão para o TikTok ou Instagram”,
disse Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, em uma conferência de
tecnologia em julho.
O Google incorporou imagens e vídeos em seu mecanismo de busca nos últimos anos.
Desde 2019, alguns de seus resultados de pesquisa apresentam vídeos do TikTok. Em
2020, o Google lançou o YouTube Shorts, que compartilha vídeos verticais com menos de
um minuto de duração, e passou a incluir seu conteúdo nos resultados de pesquisa.

O TikTok, de propriedade da empresa chinesa de internet ByteDance, se recusou a
comentar sobre sua função de pesquisa e produtos que podem estar em teste. Ele disse
que estava “sempre pensando em novas maneiras de agregar valor à comunidade e
enriquecer a experiência do TikTok”.

Fazer uma pesquisa no TikTok geralmente é mais interativo do que digitar uma consulta no
Google. Em vez de apenas percorrer paredes de texto, os membros da Geração Z coletam
recomendações de vídeos do TikTok para identificar o que estão procurando, assistindo

vídeo após vídeo para selecionar o conteúdo. Em seguida, verificam a veracidade de uma
sugestão com base nos comentários postados em resposta aos vídeos.

Esse modo de pesquisa está enraizado em como os jovens estão usando o TikTok não
apenas para procurar produtos e empresas, mas também para fazer perguntas sobre como
fazer as coisas e encontrar explicações sobre o que as coisas significam. Com vídeos
geralmente com menos de 60 segundos de duração, o TikTok retorna o que parece ser
respostas mais relevantes, disseram muitos.

Alexandria Kinsey, 24, coordenadora de comunicação e mídia social em Arlington, Virgínia,
usa o TikTok para muitas consultas de pesquisa: receitas para cozinhar, filmes para assistir
e happy hours nas proximidades para experimentar. Ela também recorre a ele para
perguntas menos típicas, como procurar entrevistas com o ator Andrew Garfield e estranhas
teorias da conspiração.
Os resultados do TikTok “não parecem tão tendenciosos” quanto os do Google, ela disse,
acrescentando que muitas vezes quer “uma opinião diferente” do que dizem os anúncios e
sites otimizados para o Google.
A Sra. Kinsey disse que também adorou a rapidez com que os vídeos do TikTok
apresentavam informações. Embora às vezes ela verifique o que encontra no TikTok usando
o Google, ela disse: “Raramente vejo algo que exija tanto pensamento”.
A ascensão do TikTok como mecanismo de busca pode significar que mais pessoas se
deparam com informações erradas e desinformações no aplicativo, que podem ser
amplificadas e divulgadas ainda mais, disse Francesca Tripodi, professora de informação e
biblioteconomia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. A plataforma tem
lutado para moderar conteúdo enganoso sobre eleições, guerra na Ucrânia e aborto.

O algoritmo do TikTok tende a manter as pessoas no aplicativo, tornando mais difícil para
elas recorrerem a fontes adicionais para pesquisas de verificação de fatos, acrescentou
Tripodi.

“Você não clica em nada que o leve para fora do aplicativo”, disse ela. “Isso torna ainda
mais desafiador verificar se as informações que você está recebendo estão corretas.”

O TikTok se tornou um local para encontrar informações. O aplicativo está testando um
recurso que identifica palavras-chave em comentários e links para resultados de pesquisa
para elas. No Sudeste Asiático, também está testando um feed com conteúdo local, para
que as pessoas encontrem empresas e eventos próximos a elas.

A criação de recursos de pesquisa e localização provavelmente fortalecerá ainda mais o
TikTok – já o aplicativo mais baixado do mundo para pessoas de 18 a 24 anos, de acordo
com a Sensor Tower – entre os usuários jovens.
O TikTok “está se tornando um balcão único para conteúdo de uma maneira que não era em
seus dias anteriores”, disse Lee Rainie, que dirige pesquisas de internet e tecnologia no
Pew Research Center.

Isso certamente é verdade para Jayla Johnson, 22. A moradora de Newtown, Pensilvânia,
estimou que ela assiste a vídeos do TikTok em seu telefone duas horas por dia e disse que
começou a usar o aplicativo como mecanismo de pesquisa porque era mais conveniente do
que o Google e Instagram.
"Eles sabem o que eu quero ver", disse ela. “É menos trabalhoso para mim realmente sair
do meu caminho para pesquisar.”

Johnson, uma profissional de marketing digital, acrescentou que apreciava particularmente
o TikTok quando ela e seus pais procuravam lugares para visitar e coisas para fazer. Seus
pais costumam percorrer páginas de resultados de pesquisa do Google, disse ela, enquanto
ela precisa rolar apenas alguns vídeos curtos.

“Deus abençoe”, ela disse que pensa. “Você poderia ter conseguido isso em segundos.”

TRADUÇÃO DA MATÉRIA:https://www.nytimes.com/2022/09/16/tech ... rch-engine